CTA promove Campanha nas UBS e nos bairros de Olímpia com ações de combate à Tuberculose, Hepatite Viral e Sífilis | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

CTA promove Campanha nas UBS e nos bairros de Olímpia com ações de combate à Tuberculose, Hepatite Viral e Sífilis

access_time15/04/2024

CTA promove Campanha nas UBS e nos bairros de Olímpia com ações de combate à Tuberculose, Hepatite Viral e Sífilis

Com o objetivo de promover ações de combate e orientar a população da Estância Turística de Olímpia a procurarem ajuda médica em caso de sintomas, a secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza desde o final de março, mais uma Campanha de Combate à Tuberculose, Hepatites Virais e Sífilis.

A ação, com foco na identificação de pacientes com possíveis síndromes respiratórias, é uma medida para orientar sobre o exame do escarro a ser realizado em caso de suspeita de tuberculose, e a importância de fazer o tratamento precocemente.

De acordo com a Saúde, o paciente com sintomas como febre acima de 38 °C somente no final do dia, suor noturno, tosse, falta de ar, cansaço, dor torácica e perda de peso, deve procurar uma UBS. No período da campanha, os profissionais do CTA estão visitando as Unidades Básicas de Saúde para busca ativa e orientação aos moradores sobre a doença e os meios de tratamentos.

Neste mês de abril, nos sábados dias 06 e 13, as ações de combate ocorreram no Supermercado Proença e na Praça da Matriz, e continuam nos próximos sábados com os profissionais do CTA, visitando as UBS da Santa Ifigênia (20/04), UBS do Campo Belo (27/04 e 04/05), das 8h às 14h, com realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e informações da tuberculose e da Hepatite tipo “C”.

O tratamento das doenças é realizado gratuitamente e com acompanhamento da equipe multidisciplinar do CTA, que realiza visitas periódicas para supervisão de cada caso, dando total suporte aos pacientes. 

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe